segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Vampiros


Vampiros são seres mitológicos que se alimentam da essência vital de seres vivos, sendo em sua grande maioria sangue. Eles se caracterizam como mortos-vivos sendo desde pessoas com corpos pálidos até pessoas com corpos em estado de decomposição.
Embora se tenha registros de entidades vampíricas desde antes da idade média,foi só no século XIX que o termo "Vampiro" começou a se popularizar, devido ao influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes. Este aumento nas superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva resultando em alguns casos de cadáveres perfurados por estacas e acusações de vampirismo.
Embora os vampiros do folclore Balcânico e Europeu possuam uma vasta lista de aparências físicas, foi em 1819, após o sucesso do romance de John Polidori, The Vampyre, que se estabeleceu o estereótipo do vampiro carismático e sofisticado.
A relação estabelecida entre a longevidade e a sede pelo sangue (que caracteriza a imagem mais comum dos vampiros), deve-se possivelmente, a personagens lendários que viviam anos incalculáveis alimentando-se de sangue humano, após terem firmado supostos pactos com entidades malignas. Outras versões são encontradas em diferentes culturas, e todas combinam fatos históricos com a crendice regional. Portanto, a maior parte dos povos possui uma entidade sobrenatural que alimenta-se de sangue, imortal e considerada maldita. O mito do vampiro é um ponto comum entre várias civilizações desde a Antigüidade.
Uma das maiores referências do mito vampírico é o sanguinário Vlad Tepes (ou Vlad III), que existiu realmente no século XV na Transilvânia.
Porém, ele governou apenas a Valáquia, que era uma região vizinha. Apesar da crueldade extrema com os inimigos, Vlad III não possuía nenhuma ligação com os vampiros. O termo Drácula (Dracul, originalmente significa Dragão) foi herdado de seu pai, Vlad II, que foi cavaleiro da Ordem do Dragão. Provavelmente, a confusão se deu através da semelhança entre os termos Drache, que era o título de nobreza atribuído à Vlad II, e Drac que significa Diabo.
Vampiros são considerados os principais "rivais" dos lobisomens no mundo sobrenatural, tendo esta rivalidade retratada em vários filmes, livros etc.
Esta rivalidade se deve pelo fato do veneno de um vampiro ser fatal para um lobisomem e pela mordida de um lobisomem ser igualmente fatal a um vampiro, além de ambos terem força, velocidade e sentidos similares, além de sua fraqueza por prata. Porém há algumas diferenças entre essas duas criaturas sobrenaturais, pois enquanto a maioria dos vampiros modernos são sofisticados, carismáticos e mais atraentes para as pessoas ao seu redor, lobisomens se caracterizam como pessoas evasivas, impulsivas e com um grande senso de superioridade em relação às outras pessoas.
Existem alguns tipos de vampiros, estes são os principais:
Morto-vivo
Este tipo de vampiro teria sido um dos primeiros, tendo relatos sua origem no século XIX. Sua aparência seria a de um corpo em um estado lento de decomposição, de cabelo ralo ou careca, com a pele pálida e seca, grandes unhas em forma de garras, olhos esbugalhados e às vezes saltados para fora do rosto e dentes notavelmente grandes. Dizia-se que estes vampiros se escondiam em grutas, ruínas e cavernas, e que só saíam a noite, para invadir residências. No século XIX até a corte Vitoriana temia estes vampiros, mesmo sem a confirmação de sua existência.
Metamorfo
Este tipo de vampiro é conhecido principalmente na literatura, por serem retratados como Reis ou Condes que se escondiam na escuridão de seus castelos. O que torna este tipo o mais diferente dos outros, é sua habilidade de transformar-se em um morcego, para assim poder voar em busca de suas presas. A lenda de Drácula popularizou mais este tipo de vampiro.
Vampiros modernos
  Este tipo de vampiro é o mais conhecido nos dias de hoje, suas principais características são as pupilas vermelhas, a queda no fator da fotofobia permitindo que ele possa sair sob a luz do sol, a pele pálida e aquele forte e conhecido estereótipo de beleza.
Relatos:
O seguinte relato foi enviado por Leo a lista dos moderadores do site Mundo Vampyr em 12 de Janeiro de 2001 contendo o título “Suspeita estranha”.
Tenho um jipe 72 no qual desfruto de trilhas diante a natureza. Moro em Bauru-SP (interior de São Paulo) aonde eu curso odontologia, nunca joguei nem tinha conhecimento de RPG por isso não sou um jogador fanático tentando fazer mala pra vocês.
Estava a uns 40 min de Botucatu aonde tem uma trilha, Cuesta de Botucatu,mata serrada, resolvi desviar-me do grupo que não era muito grande (apenas 2 jipes). Por volta de 22:00 eu comecei a perceber movimentações estranhas não muito longe de nós, armado de um facão na qual carrego no jipe, e meu parceiro de uma espingarda carabina, fomos ao encontro do desconhecido barulho.
Seguindo a pé sem luz em mata fechada, era como se tivesse alguma coisa nos guiando, nos caçando, tipo cercando, dava a impressão de estar sendo levado para uma armadilha. Foi quando chegamos perto de um tipo aquelas coisas que tem em cemitério, tipo uma casinha coberta com trepadeiras, cheirava a velório; foi quando meu amigo apontou a carabina pra uma pessoa suja, a qual estava no chão com um saco de plástico na mão aonde tinha carne crua, pedaços de carne vermelha que ele punha na boca enquanto o interrogávamos ( O que ele estava fazendo ali?’, etc.);  pedaços que sangravam muito conforme ele falava e parecia que ele gostava mais ainda quando escorria pelo canto da boca. Foi então que pelo Radio da Motorola, aqueles Spirit (radio manual de polícia) de longo alcance recebemos o chamado do outro jipe, para que voltássemos o mais rápido possível que um dos amigos poderiam ter sofrido um acidente porque caiu dentro de um poço enquanto reconhecia o terreno a pé. Mediante a este fato não viramos de costas para o cidadão sujo em momento algum, então enquanto caminhávamos voltado com os olhos para ele, até quando a visão alcançou e de repente varias gargalhadas como se houvessem umas 5 pessoas ao nosso redor e saíram todos correndo fazendo aquela algazarra pelo mato.
Lendas e relatos de aparições de criaturas sobrenaturais estão por toda a parte, seja na cidade grande ou no campo, estas aparições ficam cada vez mais frequentes; mas depois de tudo que eu disse ainda resta uma pergunta... Você acredita em Vampiros?
aminoapps.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário